sábado, 15 de outubro de 2011

A fixação de um perfume




Obviamente, a qualidade da matéria prima empregada na fabricação do produto bem como a concentração de essências, são fatores determinantes na fixação, porém existe uma grande variação no tempo de fixação, determinado por diversas variáveis abaixo relacionadas por ordem de importância:
1- Tipo de Fragrância: A fixação está relacionada as notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, menos voláteis, aumentando assim a fixação do perfume.
A fixação também depende da porcentagem de aplicação de essência na fragrância. Quanto maior a concentração, maior a fixação.
Fragrâncias Cítricas (ex.: CkOne, 212, Armani, Fahrenheit, Animale) tem menor fixação, por serem mais voláteis.
Fragrâncias com notas amadeiradas, Orientais e Especiarias, possuem maior fixação, por serem menos voláteis. ( Ex.: Amarige, JOOP, Azzaro, Obession, Lapidus, Pólo)

2- Tipo de pele: A Fixação do perfume está diretamente relacionada a Oleosidade da pele. Em peles oleosas a fragrância perdura por mais tempo; em peles secas, ela precisa ser reaplicada mais vezes ao dia, ou aumentar a quantidade aplicada.
O tipo de pele também altera a evolução das notas, ou seja, um perfume pode apresentar grande variação de uma pessoa para outra.

3- Sudorese: O perfume exala, a medida em que sua pele respira. Portanto, quanto maior a sudorese menor será a fixação.
4- Clima Quanto maior o calor, maior será a evolução das notas, assim sendo, menor a fixação.

5- Fatores biológicos tambem podem afetar o cheiro do perfume!
Uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causam, normalmente, alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário